quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Turismo Cultural

CASAPUEBLO – A morada do sol (*)



Punta Del Este, no Uruguai, é um balneário de luxo, muito famoso, não só pelos seus atrativos naturais, mas principalmente pelo turismo levado a sério, na província de Maldonado, atraindo visitantes de todas as partes do mundo.

Infelizmente o mercosul como bloco econômico não conseguiu congregar os interesses que não fossem só comerciais, deixando um hiato no setor cultural, onde o turismo é vital para o entendimento dos povos. Independente do fator econômico o turismo envolve aspectos relevantes sociais e democráticos para o continente sul-americano.

Punta Del Este tem um símbolo maior chamado casapueblo, obra do fantástico Carlos Páez Vilaró, que além de escultor, pintor, ceramista, muralista, escritor revelou-se arquiteto talentoso, criativo e inovador.

A casapueblo, de cor branca, está debruçada sobre o mar; faz lembrar as construções mediterrâneas, e com suas linhas arredondadas faz lembrar as obras de Gaudí, em Barcelona, na Espanha.

A “escultura habitável” como diz o próprio artista é um misto de “arte e aventura que sempre estiveram juntas”. Foram mais de 36 anos dando forma, contorno e sustentação a um sonho. Primeiro uma casinha de lata, depois de madeira e finalmente de cimento. A oficina de trabalho e morada juntas, formam o atraente ateliê-museu, onde existem espaços para atividades culturais, do tipo: exposições, concertos, conferências, etc.

Carlos Páez Vilaró, nasceu em Montevidéu, no dia 01 de novembro de 1923 e deu vida a Punta Ballena, transformando a península em cartão-postal do Uruguai. Com suas mãos desafiou a arquitetura clássica, pediu desculpas a ela, moldou a paisagem e a geografia humana.

Suas obras estão espalhadas pelo mundo, principalmente no continente africano e na Polinésia francesa onde morou. Através de um excelente trabalho de marketing produziu inúmeras exposições itinerantes e difundiu a arte, conquistando a admiração e o respeito pelo seu trabalho.

O fascinante encanto do entardecer é reverenciado todos os dias, através da cerimônia do pôr-do-sol. O cenário emociona, é nostálgico e inesquecível. Todos vão a varanda da casapueblo e silenciosamente ouvem uma fita narrada pelo próprio artista. “É uma conversa com o sol, meu amigo mais antigo”. É um espetáculo à parte e têm atraído muitos visitantes.

A casapueblo é imperdível como atração turística, não só pela monumentalidade arquitetônica, mas pelo sentimento humano que a obra do Carlos Páez Vilaró produziu ao conjunto atelier-museu e hotel. Sim também hotel, com mais de 70 apartamentos e uma curiosidade. Os quartos receberam nomes de hóspedes famosos que primeiramente ali estiveram, tais como, Alain Delon, Omar Sharif, Brigitte Bardot, Robert de Niro, Pelé, Vinicius de Moraes e Toquinho, entre outros.

A morada do sol na verdade é aquela antiga casa, que inspirou Vinicius de Moraes, seu amigo particular, a dizer: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada...”. Depois foi transformada em canção. A famosíssima cerimônia do pôr-do-sol impressiona e convida todos a uma reflexão; é o encontro de si mesmo com a natureza.

A casapueblo é um exemplo a ser seguido da arte como forma de investimento em áreas turísticas.
Marcelo Oliveira

(*) Artigo publicado no JC-online no dia 17.10.07

Para conhecer um pouco mais a vida e a obra do multifacetado artista Carlos Páez Vilaró visite o site http://www.carlospaezvilaro.com/.

Visitas ao Atelier-Museu: De segunda a Domingo: 10.00 às 18.00 horas. Ingresso: US$ 5,00.




Nenhum comentário: