quarta-feira, 14 de novembro de 2007

TURISMO EM DEBATE

“Importância da Contabilidade no Segmento Turístico da Hotelaria”


O turismo traduz-se num conjunto de manifestações sociais e humanas, portanto é um fenômeno bastante complexo, cuja satisfação depende das infra-estruturas e superestruturas e mais ainda, da qualidade humana e profissional dos agentes que prestam o serviço.

A verdadeira dimensão do turismo encontra-se no fato de ser um componente de desenvolvimento econômico, social e cultural de um país, gerando empregos e riquezas. Sua complexidade é função da combinação dos vários elementos que compõem o produto turístico.

Os componentes do produto turístico além do atrativo propriamente dito, são o transporte, o alojamento, a alimentação e o entretenimento. Eles são interdependentes e juntos, tem por objetivo maximizar a satisfação do turista.Portanto, alojamento ou acomodação é um dos segmentos bastante relevante para o turismo; podemos afirmar que é peça-chave dentro da atividade turística.

A “indústria da hospitalidade” exerce cada vez mais, importância na maioria dos países, pois emprestam instalações para diversos negócios, tais como reuniões, seminários, conferências, congressos, recreações e entretenimentos. Dessa forma, os hotéis têm um papel relevante para a economia e para a sociedade. A indústria hoteleira caracteriza-se pelo alto nível de competitividade. Necessita de um acompanhamento especial, pois além de prestar serviços, ela pode desenvolver produção de bens, comércio, refeitório, alojamento de funcionários e outros.

Na atividade hoteleira, como em qualquer outra, é fundamental que os gestores façam uso eficiente e eficaz de informações gerenciais, incluindo o sistema contábil-gerencial para a tomada de decisão. A contabilidade é um imperativo para controlar as atividades e os resultados, funciona como uma ferramenta estratégica na marcha dos negócios, principalmente pela sua visão abrangente e por disponibilizar informações precisas sobre os custos, receitas, despesas, lucros, prejuízos, etc.

A alma da empresa hoteleira sem dúvida é a contabilidade, pois através dela encontramos os registros de todos os atos e fatos. Sua transparência funciona como um raio-X permanente do negócio, permitindo ao empreendedor uma tomada de decisão rápida e objetiva.

O importante é que o empresário hoteleiro não considere a contabilidade como um fim em si mesma, mas sim como um precioso auxiliar para a gestão consciente e criteriosa dos seus empreendimentos.

Como negócio, a hotelaria apresenta características específicas, em função da natureza de suas atividades, que envolvem propriedade e gestão. O segmento hoteleiro requer níveis de investimento e de capital elevados, onde predominam ativos de longo prazo.

A Controladoria tem um papel importante no assessoramento à administração e a gestão hoteleira fornecendo dados importantes para a tomada de decisões. O controller é um profissional que deve dominar as técnicas hoteleiras, como também as técnicas contábeis, atuando nas áreas de planejamento, sistemas, operações, finanças e gestão contábil. Pode atuar também na auditoria, que é um complemento importante da Contabilidade aplicada à área de serviços.

O grande desafio do empresário do segmento hoteleiro é conhecer de forma geral seu negócio. A gestão hoteleira tem características multidisciplinares e requer uso indispensável da Contabilidade Aplicada. Sem as ferramentas básicas empresariais o negócio ficaria como diz José Carlos Marion: “Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco, em alto-mar a deriva, ao sabor dos ventos”, sem rumo.

A empresa hoteleira necessita dessas ferramentas para a sua sobrevivência quando devida e adequadamente utilizadas, tais como: A Demonstração de Resultado do Exercício - DRE, do Balanço Patrimonial – BP e da Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPAc., além do Fluxo de Caixa, Formação de Preços, Plano de Contas e de Indicadores-Padrões.

O turismo tem um forte papel estratégico na economia dos países, ocupando o setor terciário, o de serviços. Porém, os problemas gerais do turismo, associados às questões específicas do setor hoteleiro, como sazonalidade, baixa taxa média de ocupação, elevados custos, mão-de-obra especializada e baixa produtividade tem levado o setor a re-estruturar gerencialmente suas unidades, visando a saúde financeira de seus estabelecimentos.

Enfim, o ramo hoteleiro de serviços, é um campo fértil para estudos e pesquisas contábeis, principalmente da Contabilidade Aplicada, no caso chamada de Contabilidade Hoteleira.

A importância da Contabilidade no Segmento Turístico da Hotelaria não está somente condicionada a prática do exercício contábil, mas também aos profissionais pelo seu importante papel social enquanto agentes de mudança, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nação. Parabéns...
Marcelo Oliveira

Nenhum comentário: