terça-feira, 19 de junho de 2007

O Coliseu de Roma - Itália

O COLISEU – Uma das sete novas maravilhas do mundo! (*)

O Coliseu de Roma está na lista de monumentos mais belos e espetaculares do planeta. Como sabemos, apenas as Pirâmides de Gizé, no Egito, continuam de pé, da lista das sete maravilhas do mundo antigo, criada por Philon de Bizâncio.

Em função disso foi criada uma fundação, a New 7 Wonder, para eleger as novas sete maravilhas do mundo contemporâneo, que acontecerá no dia 07 de julho de 2007, em Lisboa, onde serão oficialmente declaradas pela Company Endemol.

A novidade da lista, não é o Coliseu, mas sim, que você pode participar pela Internet da eleição, votando, através do site http://www.n7w.com/.

A globalização ampliou e difundiu os destinos turísticos no mundo, diferente das do mundo antigo, onde todos os monumentos estavam próximos do mar mediterrâneo, destinados praticamente ao povo grego.

O Coliseu é considerado o orgulho de Roma, a mais popular das suas atrações, o mais notável, o mais procurado pelos visitantes, o majestoso, um dos maiores prodígios da civilização romana, entendida no sentido augusto e universal.

Este fabuloso e grande anfiteatro, cujos restos imponentes nos permitem admirar seu antigo esplendor, foi iniciado por Vespasiano no ano 72 d.C. e terminado no governo de Tito, seu filho, no ano de 80 d.C. As festas de inauguração duraram cem dias e segundo Dión Cassio mataram-se 9.000 feras. Já a última manifestação da qual se tem notícia, ocorreu em 523, quando o rei Godo Teodorico consentiu a caça aos animais.

Em sua construção foram utilizados os prisioneiros hebreus. Seu verdadeiro nome é Anfiteatro Flávio, comumente foi chamado de Coliseu, talvez pela proximidade do Colosso de Nero.

O Coliseu é hoje o testemunho do impressionante avanço da tecnologia de construção daquela época. Ele consta de 4 pisos, é de forma elíptica, mede em seu diâmetro maior 187 metros e no menor 155 metros. Possui lances de arquibancadas para 55 mil pessoas. No exterior tinha três ordens de arcos sustentados, respectivamente, por colunas dóricas, jônicas e coríntias. Os oitenta arcos das galerias que circundam o Coliseu aparecem hoje sem mármores e sem as estátuas, os muros eram de 50 metros de altura, que funcionava como muralha incomunicável.

Usado na Antigüidade, para combates mortais, os espetáculos preferidos pelos romanos eram os jogos de circo (ludi circensens), jogos que segundo todas as suposições, foram inventados afim de exercitar e alimentar neles o espírito guerreiro que os fazia donos do mundo.

O lazer costumava ser proporcionado por lutas, ora entre homens, ora entre animais, ora entre homens e animais e até entre embarcações, pois a arena do Coliseu podia ser inundada. Todos os espetáculos eram oferecidos gratuitamente ao público pelo Imperador.

Infelizmente, séculos de abandono e saques transformaram em um esqueleto arquitetônico, sem pisos, assentos, mármores, esculturas, porém sem nunca perder seu esplendor, pois continua sendo ícone de Roma e símbolo de Júbilo e sofrimento.

Finalmente podemos dizer que não há página da história de Roma que não esteja ligada ao Coliseu, convertendo-se no símbolo e vida da cidade. Por isso, já no século VIII, o venerável Beda cantava: “Enquanto existir o Coliseu, existirá Roma, quando cair o Coliseu, cairá também Roma; e quando cair Roma , cairá também o mundo”.
Marcelo Oliveira

(*) Artigo publicado no JC-ONLINE, no dia 04.05.2007.

Um comentário:

futuro profissional disse...

quero dizer que achei muito interessante fazer um blog falando sobre o coliseu,mas acho que poderia ter sido mais abordado o turismo no coliseu
mas de quaquer forma parabéns pela ideia´pois tenho certeza que irá ajudar muitas pessoas como eu