segunda-feira, 2 de julho de 2007

TURISMO EM DEBATE

Ampliação do Turismo em Pernambuco


O turismo, em Pernambuco, como fator de desenvolvimento sócio-econômico não tem acontecido nessas últimas décadas do século XX e começo do século XXI, apesar de sua vocação, quer pelas riquezas naturais, quer pelas riquezas culturais.

Por falta de uma política adequada ao seu crescimento e sustentabilidade, o turismo em Pernambuco carece de infra-estrutura, equipamentos turísticos e acima de tudo de capacitação, pois o que vemos é um total desinteresse das autoridades e daqueles que formam a trade turística de nosso estado.

A falta de foco, a não-descentralização, o interesse individual sobre o coletivo, a falta de investimentos e diversos outros fatores têm contribuído para apatia do setor, que carece de incentivos.

A visão que temos e pelo comportamento dos órgãos que fazem o turismo em Pernambuco, é que sua capacidade de gerenciamento é limitada, seja por falta de investimentos, seja por falta de pessoal habilitado ou, até mesmo, de compromisso social, o estado vem perdendo sua posição na região.

A ampliação do turismo em Pernambuco é uma questão política, pois todos conhecem o potencial que isso representaria em termos de geração de renda, capacitação de mão-de-obra, de geração de empregos, melhoria da infra-estrutura básica, contribuindo fortemente para melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano.

Em Pernambuco, a atividade turística não pode ficar restrita ao turismo de eventos, que, normalmente, é um turismo sazonal. Outros tipos de turismo devem ser incentivados, através de uma política de divulgação capaz de atrair visitantes e movimentar a economia local. É verdade que temos um litoral privilegiado, mas o turismo deve atingir o estado como um todo, já que temos atrativos peculiares a cada região do estado, proporcionando, assim, uma melhor distribuição de renda.

Portanto, faz-se necessário um melhor direcionamento na política de crescimento e desenvolvimento do turismo em nosso estado, pois a ampliação desta atividade proporcionaria à inclusão social, o fortalecimento econômico e o desenvolvimento sociocultural.

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário: