quinta-feira, 31 de maio de 2007

Turismo Virtual

Impacto das Novas Tecnologias na Atividade Turística


O turismo desenvolvido por sistemas de micro-redes de relacionamento e intercâmbio mudou completamente o perfil e o contexto dessa atividade, pois a qualidade passou a ser a essência dentro do cenário globalizado do turismo.

Como o turismo é uma atividade sócio-econômica terciária, voltada, portanto, para a prestação de serviços, a qualidade é fator essencial na inter-relação entre o agente e o turista. Aliado ao mundo globalizado e às mudanças no modo de ser da sociedade, o turismo virtual proporcionou mudanças significativas no comportamento desta atividade.

Hoje, como se sabe, não é preciso viajar para conhecer o mundo, antes da revolução da microeletrônica, só se conhecia o mundo viajando. O avanço nas telecomunicações mudou e mudará ainda mais o cotidiano da sociedade, principalmente com as novas tecnologias da convergência, da microeletrônica, computadores, software, internet, wireless, networking, fotônica etc.

Os impactos dessas novas tecnologias podem ser positivos como também negativos, dependendo do modo e forma de como estão sendo utilizados.

O produto turístico com o advento do mundo digital proporcionou ao cliente maior segurança, rapidez e confiabilidade, na medida que ele toma conhecimento dos diversos produtos, o seu poder de escolha dependerá de fatores como datas, duração, preços e qualidade dos serviços, como hotelaria, transporte, alimentação e outros.

O mundo digital também proporcionou aos agentes de viagens e por que não dizer à própria atividade turística um incremento de conhecimentos jamais vistos, um verdadeiro banco de dados, que permitem instrumentalizar com eficácia e eficiência os produtos turísticos.

A comunicação é que passou a ser peça importante neste mecanismo de relação interpessoal, que em função da concorrência ganhará em qualidade e acima de tudo uma personalização do cliente.

Enfim, o Turismo virtual passou a ser uma ferramenta indispensável ao processo e seus impactos na atividade turística permitiu a visualização de um produto intangível, que prima pela qualidade dos serviços e do atendimento, contribuindo para o crescimento do setor.

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário: