terça-feira, 15 de julho de 2008

Roteiros Internacionais - Destinos

BARILOCHE – Um refúgio da natureza


Bariloche é uma cidade que encanta e emociona aos turistas. Nas quatro estações do ano, ela está majestosamente linda, vibrante e cheia de atrações para todo tipo de visitante.

Está localizada a 1.640 km de Buenos Aires na Província de Rio Negro, a 770 metros de altitude na costa meridional do lago Nahuel Huapi, sendo a única cidade dentro de um Parque – O Nahuel Huapi, numa região chamada de Patagônia Argentina.

A sua fundação ocorreu em 1895, através do imigrante Karl Wierderhold, que montou um armazém e começou a desenvolver o comércio. Já em 1902, se tornou a cidade de San Carlos de Bariloche de influência marcadamente alemã e suíça, como comprova sua arquitetura.

O nome Bariloche é de origem mapuche, que se originou de “Vuriloche” que significa “povo de trás da montanha”. Os índios mapuches são oriundos do Chile. Migraram para a Patagônia Argentina com a chegada dos invasores espanhóis ao sul do Chile.

A cidade olha para a Cordilheira dos Andes e está rodeada de lagos, bosques, ilhas, cachoeiras e rios cristalinos, que lhes dão um toque de beleza todo especial, numa autêntica harmonia entre o homem e a natureza.

Bariloche é a única cidade que se encontra dentro de um Parque Nacional, e tem em seu lago de águas azuis um forte atrativo. O lago Nahuel Huapi ocupa 560km2 e sua profundidade chega aos 454 metros. A história dos parques nacionais argentinos nasceu com a criação, em 1934, do Parque Nahuel Huapi.

Bariloche é a capital do turismo da Patagônia Argentina. Chega a receber mais de um milhão de visitantes por ano. É dotada de excelente infra-estrutura hoteleira, de transportes, de restaurantes e bares, de comunicação, de estações de esqui e de muitas outras atrações. Possui aeroporto internacional.

A cidade nasceu turisticamente com os esportes de inverno e com o tempo se transformou no mais importante pólo de atração de visitantes à Argentina. Sua privilegiada posição geográfica, sua diversidade e seus belos cenários, aliada a uma política de turismo bem planejada, tem contribuído para o seu crescimento.

O turismo de aventura, de esportes, de gastronomia e de contemplação, faz de Bariloche um destino para qualquer época do ano, independente da neve no inverno e das flores no verão. Porém é a neve um dos seus maiores atrativos, principalmente para os brasileiros que são a maioria dos turistas de inverno, pela oportunidade de esquiar, já que o Brasil não possui estações de esqui.

Bariloche tem também uma excelente infra-estrutura para outros esportes, tais como: Mountain Bike, Trekking, Rafting, Parapente, Circuitos 4x4, Cavalgadas, Alpinismo, Pesca, Caça, etc. Porém outros elementos fazem da cidade uma atração à parte, como as canoas, os caiaques, os catamarãs, os trens a vapor, os snowboards, os teleféricos e as vistas impressionantes, que por si só fazem a alegria dos turistas durante o dia.

Quando a noite chega, a festa continua no melhor estilo patagônico. Os restaurantes típicos de culinária variada servem defumados de trutas, cervos, carneiros e javalis sempre acompanhados de um bom vinho ou de champanhes rionegrinos. As sobremesas são deliciosas e não faltam os famosos chocolates, geléias e queijos, além dos tradicionais foundees. Os bares são aconchegantes, as discotecas são um agito e os cassinos com seus shows e máquinas caça-níqueis são entretenimentos para os viajantes.

A neve é apenas um pequeno detalhe, mas não se pode negar que é no inverno que Bariloche atinge seu auge. Ela vira o “point”, é romântica, vibrante e linda. É o cenário perfeito para viver grande emoções e momentos inesquecíveis, onde o sonho se torna realidade.

O passeio em Bariloche deve começar pela sua praça principal, o Centro Cívico, em estilo espanhol. Um lugar charmoso e o mais representativo da cidade, onde se destacam a Capela da Imaculada, o conjunto de Edifícios Cívicos, como a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Turismo, a Polícia, o Museu da Patagônia e a Biblioteca. Essas construções têm aspecto medieval onde predominam pedras e madeiras numa combinação perfeita. No centro da praça Expedicionário do Deserto se encontra o monumento ao General Julio A. Roca.

Outro passeio obrigatório dentro de Bariloche é a Calle Bartolomé Mitre, rua principal da cidade e onde tudo acontece. Lá se tem todo tipo de lojas, supermercados, bancos, agências de turismo, farmácias, casas de chocolates, lojas de souvenirs e muito mais.

O turismo é a principal atividade econômica de Bariloche, além do seu comércio de artigos de couro, lã e chocolates.

A cidade é cercada pelas montanhas geladas dos Andes, sempre com neve o ano todo em seus picos que podem ser admirados de diversos ângulos, pois os cerros em Bariloche, como o Cerro Campanário, Cerro Catedral e o Cerro Otto têm posições e estruturas privilegiadas.

O lago Nahuel Huapi dá um toque todo especial à cidade e aos olhos dos visitantes. Sua majestosa beleza devido à cor e transparência de suas águas, somada aos passeios lacustres que proporcionam aos turistas conhecer suas ilhas, principalmente a Ilha Victoria, são puro prazer.

Os arredores de Bariloche devem fazer parte de sua estada na cidade, com aldeias alpinas lindíssimas, vistas maravilhosas, principalmente do Cerro Tronador, que é o ponto mais alto da região, com 3.554 metros. A cascata Los Alerces, também merece uma visita, tem um mirante que permite ver o espetáculo das águas.

Outro passeio inesquecível é o dos Bosques Arraynes, declarado monumento natural mundial. O filme “Bambi” foi rodado nesse bosque, grande inspiração de Walt Disney que tornou o bosque conhecido e famoso.

O passeio por si só é mágico, a estrada possui paisagens deslumbrantes. Antes de chegar ao Bosque Arrayanes passa-se pela Villa Angustura, povoado aconchegante e charmoso. Lá se pega um barco ao som de óperas para chegar ao bosque.

Um passeio fora de Bariloche muito recomendado é o do Cerro Tronador para conhecer seus “ventisqueros” e no caminho até lá o impressionante lago Mascardi.

O circuito Chico, como é chamado o percurso turístico da cidade é obrigatório para quem quer conhecer as atrações dentro e fora da cidade. Nele sua única preocupação é curtir a linda paisagem da região. São imagens de tirar o fôlego, simplesmente espetaculares e memoráveis.

Portanto, preparem as câmaras e filmadoras, você está em uma das regiões mais lindas do mundo, e, é só clicar para viver as fortes emoções desse lugar encantador, que talvez seja um dos últimos refúgios da natureza.

Marcelo Oliveira

Para saber mais acesse o site: http://www.bariloche.org/

Um comentário:

Dani disse...

Já escolheu seu destino e ainda não tem hotel? Acesse o site www.rbhpraias.com.br e confira as promoções e indicações de hotéis e serviços e consulte sua passagem aérea.
Fácil, prático e seguro!