quinta-feira, 5 de junho de 2008

Roteiros Turísticos - Destinos

O Porto – A Cidade Invicta

A cidade do Porto está localizada ao Norte de Portugal. É, sem sombra de dúvida, a capital do Norte do País e uma das mais antigas cidades da Europa.

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, bastante industrializada e com um comércio forte e dinâmico. Possui uma incrível beleza natural aliada a sua bem preservada arquitetura com seus coloridos prédios azulejados.

Está intimamente ligada à formação da nação portuguesa. Antes do século XII era chamada de Portucale, que é a raiz do nome Portugal. São mais de 2000 anos de história e uma herança arquitetônica de estupenda qualidade, representada principalmente pelo seu centro histórico, que desde 1996, foi declarado pela UNESCO, Patrimônio Mundial da Humanidade.

Um dos aspectos mais importante do Porto é a riqueza e diversidade da arquitetura do seu Centro Histórico com valores culturais que remonta da época romana, passa pela gótica, renascentista, barroca, neoclássica e finalmente moderna.

A cidade do Porto está debruçada sobre o rio Douro, que deriva de rio de Ouro, junto ao oceano Atlântico e em suas colinas ergueram-se edifícios medievais, barrocos, oitocentistas cheios de muito história, revelando um patrimônio arquitetônico que se tornou o cartão postal da cidade.

É também conhecida pela inovação das suas pontes, pelos seus monumentos, museus, igrejas, caves, feiras, mercados, parques, além de suas festas e romarias. Motivos não faltam para conhecer esta encantadora cidade. Foi nomeada em 2001 a capital Européia da Cultura.

O Porto orgulha-se do seu povo que exacerba um profundo sentimento de civismo. A denominação tripeiros como são chamados os portuenses, se deve a sua generosa e patriótica participação nas conquistas dos ideais portugueses, cedendo toda a carne dos animais para abastecer os navios, ficando apenas com as vísceras desses animais.

Na cidade do Porto nasceu o Infante D. Henrique. Ele foi o príncipe navegador responsável maior pelas descobertas marítimas dos portugueses. Outro célebre portuense é Pêro Vaz de Caminha, autor da carta da descoberta do Brasil, em 1500. Entre tantos outros está o famoso poeta Garret e o escultor Soares dos Reis.

A cidade do Porto é também conhecida como a cidade do Clero, pois o Bispo era o soberano da cidade em épocas passadas. O Porto ostenta o título de a “cidade do trabalho”, pela sua luta e pelos ideais de progresso e tradição na defesa dos direitos do cidadão e das causas nacionais.

É um dos mais antigos destinos turísticos da Europa e seu cartão de visitas é o internacionalmente conhecido Vinho do Porto. Fundamental em sua economia, as caves hoje representam um importante atrativo turístico para a cidade. Do outro lado do rio, em frente à Ribeira, precisamente em Vila Nova de Gaia, estão concentrados os armazéns, onde são envelhecidos e armazenados os famosos vinhos fortificados, para delírio dos visitantes.

Visitar a cidade é ir de encontro a muitas surpresas, não só pela originalidade, charme e beleza do seu conjunto arquitetônico, mas pelo seu povo que é muito alegre e hospitaleiro. A cidade é ao mesmo tempo conservadora, contemporânea e criativa. Passear em suas ruelas tortuosas, nas pequenas praças, curtir sua gastronomia, sua vida cultural, seus espaços de lazer é sempre muito agradável.

Uma visita à Cidade do Porto deve incluir obrigatoriamente um cruzeiro pelo rio Douro atravessando suas principais pontes, que também são atrações à parte, principalmente a Ponte D. Luis I e D. Maria Pia, podendo o visitante estender o passeio pelo rio até as Quintas, onde são cultivadas as uvas, que dão origem ao vinho do Porto.

Outra forma de conhecer a cidade é passear de bonde, lá chamado de eléctrico, um jeito, diferente e agradável de manter contato com os portuenses e acima de tudo conhecer o cotidiano da cidade. Depois é pedir para descer na Ribeira, Patrimônio da Humanidade, um bairro singular e único para se visitar. O casario da Ribeira é colorido e típico e mantém os costumes de épocas passadas. É provavelmente o lugar mais visitado da cidade, repleto de restaurantes típicos, vista privilegiada para o rio, com seus barcos rabelos e as suas pontes.

A Cidade do Porto é uma autêntica e inesquecível destinação turística genuinamente portuguesa, riquíssima em patrimônio histórico e cultural. Dotada de aeroporto internacional, autopistas, ferrovias, excelente infra-estrutura de serviços, de hospitalidade, gastronomia e comércio, preços atrativos, sem falar em seus famosos vinhos, bacalhaus, tripas e muito mais.

O Porto é uma cidade granítica com um enquadramento paisagístico de rara beleza, formando uma combinação perfeita entre o ambiente natural e urbano. Opção de roteiro é o que não falta aos visitantes, desde o barroco, medieval até o neoclássico. Todos estão muito próximos e de fácil acesso.

As principais atrações são: a Catedral da Sé, a Igreja de Santo Ildefonso, a Torre e Igreja dos Clérigos, a Igreja de São Francisco, a Igreja do Carmo, a Câmara Municipal, o Palácio da Bolsa, Estação São Bento, a Capela das Almas, a Alfândega, a Casa da Música, o Museu Soares dos Reis, a Casa de Serralves, a Casa do Infante, a Ribeira, etc.

Quer conhecer bem essa tradicional cidade portuguesa? O segredo é simples: andar a pé. Caminhando pela cidade é possível encontrar antigas ruínas de fortificações e muralhas que salvaram o Porto da invasão Napoleônica e entender o porquê da Cidade do Porto ser conhecida como a Cidade Invicta, muito nobre e sempre leal.
Marcelo Oliveira

Para saber mais sobre a Cidade do Porto acesse o site: http://www.portoturismo.pt/

Nenhum comentário: