terça-feira, 21 de agosto de 2007

TURISMO EM DEBATE

Turismo Rural e Inclusão Social no estado de Pernambuco


O Turismo Rural em Pernambuco é ainda uma atividade incipiente, que poderá induzir o crescimento em áreas particularmente carentes, contribuindo para a inclusão social de comunidades, nas quais a atividade agropecuária ou mesmo do ciclo da cana-de-açúcar, no caso os engenhos, possam fomentar essa atividade.

Em Pernambuco, existem projetos de implantação dessa atividade, principalmente, nas áreas rurais onde a atividade canavieira em declínio provocou o aumento do desemprego no campo, ou mesmo a sustentabilidade do conjunto, proporcionando uma alternativa de lazer e descanso, que, bem planejada, poderá mudar a fisionomia da comunidade do campo.

Sabemos que o “Turismo Rural são todas as atividades turísticas endógenas desenvolvidas no meio natural e humano”. Essa concepção é bastante abrangente, pois existem muitos pontos comuns com outras atividades no mesmo espaço... Podemos citar, como exemplo, turismo aventura, turismo ecológico, turismo esportivo, turismo cultural etc.

O importante é que a atividade do Turismo Rural em Pernambuco funcione como agente promotor da: preservação e a recuperação ambiental, desempenhando, portanto, uma função estratégica; da manutenção das atividades agropecuárias ou canavieiras, com função de manutenção do homem no campo e a incrementação de receita para o espaço rural, além da função de melhoria da qualidade de vida da família rural.

Por ser ainda uma atividade emergente, precisa-se de uma conscientização capaz de promover o equilíbrio entre o gestor e sua capacidade de adequação, a sustentabilidade ambiental e o próprio mercado, como diagnóstico de sua viabilidade econômica.

A ampliação do Turismo Rural em Pernambuco deve obedecer aos princípios básicos fundamentais para o desenvolvimento das atividades turísticas no espaço rural, como sendo: Identidade, Autenticidade, Harmonia, Raízes e Costumes e Atendimento Familiar.

Portanto, através de uma política governamental voltada para o social, a atividade turística rural poderá ser outro elemento de geração de renda, de empregos, de valorização do homem do campo. A sua ampliação traduzirá em novos horizontes e novas perspectivas de crescimento e desenvolvimento do nosso estado.
Marcelo Oliveira

Nenhum comentário: